Biografia

Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  




George Harisson

Nasceu em 25 de Fevereiro de 1943, em Liverpool, Inglaterra.

Morreu vítima de câncer, em 29 de Novembro de 2001, em Los Angeles, Estados Unidos.

George HarrisonSua mãe chamava-se Louise e seu pai, que era motorista de ônibus, Harold Harrison. George tinha dois irmãos, Peter e Harry e uma irmã, chamada Louise. Estudou na Escola Primária de Dovedale. Em setembro de 1954 tornou-se aluno do instituto de Liverpool. Seu interesse na música foi despertado com o crescimento do movimento skiffle, estilo particular de música que apareceu na Inglaterra nos anos 50, e que lá era chamado skiffle boom. Aos 13 anos, ganhou de sua mãe uma guitarra. George formou um grupo chamado Os Rebeldes, junto com seu irmão Peter e seu melhor amigo Arthur Kelly. Quando George deixou o Instituto de Liverpool, foi procurar emprego e chegou a trabalhar como eletricista, mas seu interesse pela música continuava. Tentou, sem sucesso, juntar-se ao grupo Alan Caldwell’s Texans (mais tarde Rory Storm, The Hurricanes). Mais tarde, juntou-se ao Les Stewart Quartet, no Lowlands Club, West Derby. George já conhecia muita gente no mundo da música, inclusive um rapaz, também do Instituto, que encontrou a primeira vez no ônibus para a escola, chamado Paul McCartney. George assistiu a vários shows do Quarry Men, grupo de Paul e John. Ken Brown, membro do Les Sterwart Quartet, teve uma discussão com Stewart, o que fez com que George e Ken fossem se juntar a Paul e John, em Agosto de 59, no novo The Quarry Men, cuja formação era: John, Paul, Ken e George. Pouco tempo depois, Ken abandona o grupo. Em 1960, já com Pete Best como baterista, o grupo se chamava The Beatles.

John Lennon

Nasceu em 9 de outubro de 1940, em Liverpool, Inglaterra.

Foi morto no dia 8 de Dezembro de 1980, na entrada do edifício Dakota, em Nova York, Estados Unidos.

John Lennon John Lennon nasceu em Liverpool, em 1940, em plena segunda guerra mundial e não teve irmãos. Seus pais chamavam-se Julia e Alfred Lennon. John pouco viu seu pai que, trabalhando em navio, ficava longos períodos ausente. Sem uma apropriada condição de criar o filho, Julia o deixou, ainda pequeno, aos cuidados de sua irmã  Mary (casada com George Smith), em Woolton, Liverpool. Já aos seis anos de idade, cantava no coro da igreja de São Pedro, em Woolton.  Foi na Escola Primária de Dovedale que John iniciou seus estudos e, em 1952, foi estudar na Escola Gramática Quarry Bank, quando, então, iniciou uma amizade com Peter Shotton. Os dois foram amigos inseparáveis mas, juntos, criaram muitos problemas na escola, devido sua rebeldia. Por outro lado, John já demonstrava nesta época seu talento literário. Apreciava a leitura de Lewis Carroll e Richmal Crompton, entre outros. Em 1955, seu querido tio George faleceu. Como a maioria dos jovens da época, John também foi profundamente influenciado pelo movimento musical skiffle e, em 1955, montou com seus colegas de escola uma banda chamada The Quarry Men. Houve muitas mudanças no grupo, mas a mais importante ocorreu em 1957, quando outro estudante se incorporou ao grupo, ele chamava-se Paul McCartney. Vários estilos influenciaram os Quarry Men, um deles foi Elvis Presley. Logo, John e Paul, tornaram-se uma dupla perfeita para escrever canções. O grupo, então, passou a chamar-se Johnny & The Moondogs. Nesta época, a formação era: John, Paul, George e Ken Brown. Houve ainda um quinto integrante, Stuart Sutcliffe.  Mais tarde o grupo passou a chamar-se The Beatles, fazendo uma brincadeira com as palavras beat (batida, compasso) e beetle (besouro).

Paul McCartney

Nasceu em 18 de Junho de 1942, em Liverpool, Inglaterra.

Paul McCartneyPaul McCartney nasceu em Walton Road Hospital, em Rice Lane, Liverpool, no dia 18 de Junho de 1942. Filho de Mary e James McCartney, teve um irmão (mais novo que ele um ano e meio) chamado Michael McCartney. Foi seu pai quem primeiro o influenciou à música, pois liderou uma banda de Jazz em Liverpoos. Ainda criança, perdeu sua mãe que morreu de câncer do seio, em 1956. Em 1957, quando já havia encerrado o ensino primário, ingressou no Instituto Liverpool, escola de segundo grau muito conhecida na cidade. Aos 14 anos de idade, ganhou sua primeira guitarra. Numa de suas idas para a escola, conheceu no ônibus um outro jovem estudante, chamavasse George Harrison, com o qual manteve logo duradoura amizade, até porque, ambos eram apaixonados pela música. Outro estudante seu amigo do Instituto Liverpool, Ivan Vaughan, foi quem convidou Paul, que nesta época tinha 15 anos, para uma festa de São Pedro, na Igreja de Woolton. Lá foi apresentado a outro estudante apaixonado por música, tão talentoso quanto ele, o líder do grupo The Quarry Men, John Lennon. Na época, o estilo musical em voga em toda a Inglaterra era o skiffle. Devido ao talento musical de Paul e sua habilidade em escrever músicas, John Lennon o convidou para fazer parte de seu grupo, que depois veio a ter George Harrison e Ken Brown. Apesar de que John era o líder da banda, foi Paul quem mais incentivou o grupo a buscar desenvolver seu próprio estilo. Como era cheio de idéias, foi também a pessoa que melhor trabalhou a mídia a favor da banda, que já em 1960 se chamava The Beatles.

Ringo Starr

Nasceu em 7 de Julho de 1940, em Liverpool, Inglaterra.

Ringo StarrFilho de Elsie e Richard Starkey, seu verdadeiro nome é Richard Starkey Jr. Como tinham o mesmo nome, pai e filho eram chamados de Big Richie e Little Rich. Seus pais se separaram em 1943, e Ringo (este apelido foi-lhe dado somente no final da década de 60, por Rory Storm, músico com quem, no futuro, Ringo faria parceria) foi morar com sua mãe, ainda em Liverpool. Ringo foi estudar na escola primária de St. Silas, onde começou a ter problemas de saúde que afetariam seu desenvolvimento escolar. Aos 6 anos de idade, foi internado com apendicite. Esteve em coma por dois meses e foi submetido a diversas cirurgias. Após sair do coma ainda permaneceu alguns meses mais no hospital. Sua mãe conheceu um pintor e decorador chamado Harry Graves, com quem veio a se casar. Em 1953, quando Ringo tinha 13 anos de idade, teve mais um problema grave de saúde. Uma gripe complicou e ele teve de ser internado mais uma vez no hospital. A doença causou uma complicação maior de pulmão e ele teve que ser transferido para o Hospital de Crianças em Heswall, em Wirral, onde ficou até 1955. Mais tarde, quando saiu do hospital, já restabelecido, arranjou emprego como entregador, barman e foi trainee na Henry Hunt e Filhos, com seu vizinho, Eddie Miles, com quem mais tarde, em 1957, formaria o grupo musical Eddie Clayton Skiffle Group, com mais três empregados da Hunt. Foi o padastro de Ringo quem lhe comprou uma bateria usada, permitindo-lhe desta forma seu desenvolvimento profissional, foi quando entrou para o grupo Darktown Skiffle. Em março de 1959 ingressou no Al Caldwell’s Texans, cujo nome foi depois mudado para Rory Storm & The Hurricanes. Usando o nome Jazzmen foram tocar na The Cavern, porém, foram multados pelo dono por cantarem “Whole Lotta Shakin’ Goin’ On”, pois Rock’n Roll não era permitido naquele Clube, naquela época. Foi Rory Storm quem deu o apelido de Ringo Starr para Richie. Em 1960, The Hurricanes faziam muito sucesso e, nesta mesma época, surgia outra banda de peso: The Beatles. Numa viagem para Hamburgo, onde The Hurricanes foi tocar, conheceu e fez amizade com os integrantes dos Beatles, que lá também estavam tocando. Uma curiosidade é que os Hurricanes foram mais bem pagos do que os Beatles. Mas foi apenas em agosto de 1962, que Ringo Starr passou a integrar os Beatles. Isto porque John, Paul e George não queriam mais o baterista (renomado e tido como um dos melhores) Pete Best, por outro lado, já conheciam e gostavam de Ringo. À partir desta data, estava formado o quarteto que revolucionaria o comportamento do mundo através da música, The Beatles.

titulo-Beatlemania-novo4





Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •