O Nome da Banda
O grupo The Beatles, que foi um dos maiores fenômenos da música popular mundial, arrebanhou milhões de fãs de todas as idades em todo o mundo e, ainda hoje, anos após a extinção do grupo, continua sendo tocado no mundo inteiro, vendendo discos e fazendo novos fãs. Antes de se chamar The Beatles, nome que faz um trocadilho com beetles (besouro) e beat (que significa batida ou compasso ritmado), o grupo se chamou Johnny and the Moondogs, The Silver Beetles, The Silver Beats, The Silver Beatles e Beat Brothers. O nome Beat Brothers foi usado na turnê na Alemanha, em 1961, quando gravaram com Tony Sheridan o compacto My Bonnie. Somente em 1962 é que começaram a usar o nome que ficaria para sempre marcado na história da música: The Beatles.
A Beatlemania
Enormes vendagens de discos, várias viagens de sucesso feitas aos EUA e o arrebatador sucesso de filmes como A Hard Day’s Night ( Os Reis do Iê, Iê, Iê) fizeram surgir o termo Beatlemania, que significava o fenômeno de popularidade do grupo de Rock dos 4 rapazes de Liverpool.
O Começo
Tudo começou na cidade de Liverpool, na Inglaterra, onde nasceram todos os integrantes do grupo. No final do década de 50, John Lennon, que já havia montado uma banda com colegas de escola (The Quarrymen), convidou Paul McCartney para integrar-se ao grupo. Alguns anos depois, Paul McCartney chamou seu amigo de escola e guitarrista, George Harrison, enquanto que John chamou seu amigo Stu Sutcliffe para tocar baixo. Em 1960, Pete Best assumiu o cargo de baterista, que ocupou até ser substituido por Ringo Starr. Em 1961 a formação era John Lennon, George Harrison, Paul McCartney, Pete Best e Stuart Sutcliffe (que morreu de hemorragia cerebral em 10 de abril de 1961, em Hamburgo, na Alemanha). Com a formação John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Star, que se juntou ao grupo em agosto de 62, o grupo (the fab four) gravou o single Love Me Do, lançado em outubro de 1962, pela Parlephone (EMI). Brian Epstein, o empresário do grupo, foi quem havia descoberto o grupo, um ano antes, vendo-os tocar num pub chamado The Cavern Club.
O Estilo de Cabelo
Até 1961 todos os integrantes dos Beatles, como era usual na época, usavam o cabelo penteado para trás (estilo James Dean). Na turnê em Hamburgo (Alemanha), ainda em 1961, Stuart Sutcliffe conheceu Astrid Kirchherr, uma alemâ, artista e fotógrafa. Nessa época, os Beatles eram cinco: Paul McCartney, John Lennon, Stuart Sutcliffe, George Harrison e Pete Best.
Astrid mudou o estilo de vestir de Stuart Sutclife (Stu como era chamado), e deu-lhe um novo estilo de cabelo, penteado para frente. Gradualmente os outros Beatles (com exceção de Pete Best) aderiram ao estilo. Mas, apaixonado por Astrid, Stu deixou o grupo e permaneceu em Hamburgo. E foi assim, de forma casual, que o estilo de cabelo mais famoso do planeta foi criado.